A bronquiolite que entrou no radar das gestantes e o pré-natal que ainda não fecha a lacuna
Pesquisa com 530 gestantes mostra que a percepção sobre o vírus sincicial respiratório avançou no Brasil, mas lacunas sobre vacinação e gravidade persistem, especialmente fora do Sudeste. O pré-natal é o momento decisivo para fechar essa brecha.

Nesta matéria
Há poucos anos, uma gestante brasileira dificilmente saberia o que é bronquiolite. Hoje, segundo uma pesquisa do Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipsos-Ipec) divulgada pela Agência Brasil, 60% das gestantes ouvidas citam a doença como a principal preocupação infectocontagiosa, um salto em relação aos 40% registrados em 2024. O dado é animador à primeira vista, mas esconde uma assimetria que merece atenção. Conhecer o nome da doença não é o mesmo que entender sua gravidade, sua relação com o vírus sincicial respiratório (VSR) e, sobretudo, saber que existe uma vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para preveni-la.
A pesquisa ouviu 530 gestantes brasileiras, com idades entre 18 e 45 anos, e o resultado revela um país que avançou em conscientização, mas ainda tropeça na última milha. O percentual de gestantes que conhecem ou já ouviram falar do VSR passou de 58% para 70%, e no Sudeste o salto foi ainda mais expressivo: de 53% para 74%. No Norte e Centro-Oeste, a percepção da doença subiu de 12% para 47%, um avanço notável, mas que deixa mais da metade das gestantes dessas regiões ainda alheias ao problema. A médica Adriana Ribeiro, citada pela reportagem, resume bem o ponto: ouvir falar da doença, conhecer o vírus e entender a relação entre os dois são etapas diferentes da conscientização.
O que os números revelam sobre a última milha da informação
O dado mais desconcertante da pesquisa é este: 46% das gestantes do Sudeste e 38% no Norte e Centro-Oeste ainda não sabem que existe prevenção contra o VSR disponível no SUS. A vacina foi autorizada no país em 2024 e incorporada ao sistema público em dezembro de 2025, portanto é relativamente recente. Mas a cobertura nacional já está em torno de 84%, o que significa que o sistema entrega a dose, mas a informação nem sempre chega junto. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e vários do Norte aparecem abaixo de 80%, um indicador de que nem sempre a oferta se traduz em adesão.
Aqui vale uma pausa para pensar no papel do pré-natal. Segundo a pesquisa, 88% das gestantes afirmam ter recebido recomendação para se vacinar durante a gestação, contra 77% em 2024. Entre as que receberam a indicação, 96% dizem seguir ou pretender seguir a orientação. Ou seja, quando a informação chega pela voz do profissional de saúde, a adesão é quase absoluta. O problema não está na recusa, está na omissão. Ainda que 72% das entrevistadas saibam da existência de um calendário vacinal específico para gestantes, 25% acreditam que devem seguir apenas o calendário correspondente à própria idade, e 31% não reconhecem que algumas vacinas aplicadas na gestação também protegem o bebê. É uma lacuna de compreensão, não de disposição.
A voz de quem vive a doença e o peso da participação
Esse desencontro entre oferta e entendimento não é exclusividade da vacinação contra o VSR. Uma reportagem do MIT Technology Review Brasil, publicada dias antes, aborda justamente a importância de ouvir quem vive a doença como parte estrutural das decisões em saúde. O projeto Patient Voicedesenvolvido pela publicação em parceria com a Biogen, destacou casos de doenças raras como a Atrofia Muscular Espinhal (AME) e a ataxia de Friedreich, mostrando que a perspectiva do paciente é fundamental para a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), o processo que orienta quais tratamentos devem ser incorporados pelo sistema público.
No caso da bronquiolite, a voz que falta não é exatamente a do paciente, já que estamos falando de bebês que ainda não nasceram, mas a da gestante como sujeito da decisão. A pesquisa do Ipsos-Ipec mostra que 79% das entrevistadas apresentaram ao menos uma dúvida ou percepção equivocada sobre o tema, e apenas 13% responderam corretamente a todas as afirmações avaliadas. Não se trata de culpar a mulher grávida por não saber, mas de reconhecer que o sistema de saúde ainda não encontrou a forma certa de traduzir conhecimento clínico em orientação acessível, no momento e no lugar certos.
Adriana Ribeiro pontua que o pré-natal é o momento-chave para fechar essa lacuna. A afirmação é simples, mas carrega uma implicação estratégica: cada consulta pré-natal é uma janela de oportunidade que, se bem aproveitada, resolve dois problemas ao mesmo tempo. Protege a gestante e protege o bebê nos primeiros meses de vida, quando o VSR pode causar internações graves e, em casos extremos, óbito. As bronquiolites estão entre as principais causas de hospitalização por infecção em crianças menores de três anos e idosos, e os surtos recentes, inclusive após a pandemia de Covid-19, mantêm gestores e famílias em estado de alerta.
O que está em jogo quando a informação não chega
A pesquisa traz um dado que merece ser lido com cuidado: no Norte e Centro-Oeste, praticamente todas as gestantes já ouviram falar da bronquiolite, mas apenas 40% associam a doença ao VSR, 11 pontos a mais que em 2024. No Sudeste, cresceu de 33% para 43% o número de gestantes que reconhecem o risco de internação e morte. São avanços reais, mas parciais. A bronquiolite deixou de ser um nome desconhecido, mas ainda não se tornou uma ameaça plenamente compreendida. E é exatamente nessa brecha entre reconhecimento e compreensão que se perdem oportunidades de prevenção.
O custo de não fechar essa lacuna não é apenas estatístico. Cada gestante que não recebe a orientação adequada representa um bebê que entra no outono e inverno sem a proteção que poderia ter recebido ainda no útero. A vacina contra o VSR aplicada na gestante transfere anticorpos para a criança, criando uma barreira imunológica nos primeiros meses de vida, quando o sistema de defesa ainda é imaturo. É uma intervenção de baixa complexidade para o sistema e de alto impacto para a família, mas que depende de uma conversa que nem sempre acontece.
Os dados sugerem que o Brasil está no caminho certo, mas ainda caminha em duas velocidades. No Sudeste, o conhecimento sobre o vírus cresceu 21 pontos percentuais em um ano. No Norte e Centro-Oeste, a percepção da gravidade dobrou. São sinais de que campanhas públicas e a própria dinâmica do pré-natal começam a produzir efeito. Mas enquanto quase metade das gestantes em algumas regiões ignorar a existência da vacina, o trabalho está pela metade. A boa notícia é que a solução não exige nenhum avanço tecnológico, apenas a persistência de uma mensagem simples, dita no momento certo, pela pessoa certa: seu médico, na consulta pré-natal, olhando no seu olho e dizendo que essa vacina existe, que está disponível e que faz diferença.
Referências desta matéria
Consulte as fontes usadas pela redação.
Sugerir uma correção

