Os melhores momentos do atletismo nos Jogos Olímpicos

Reviva os melhores momentos do atletismo nos Jogos Olímpicos, com performances lendárias, recordes impressionantes e conquistas que marcaram a história do esporte.

Os melhores momentos do atletismo nos Jogos Olímpicos
Atletas em uma corrida de atletismo em estádio olímpico, capturando um momento de emoção e competitividade. - (Imagem Gerada com AI)

Os Melhores Momentos do Atletismo nos Jogos Olímpicos

O atletismo é uma das modalidades mais icônicas dos Jogos Olímpicos, repleta de histórias de superação, recordes e feitos lendários. Desde velocistas até saltadores e maratonistas, muitos atletas deixaram seu nome gravado na história olímpica com performances memoráveis. A seguir, relembramos alguns dos momentos mais marcantes do atletismo nas Olimpíadas.

1. A Quebra do Recorde de Usain Bolt nos 100m (2008)

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Usain Bolt conquistou o ouro nos 100 metros rasos, quebrando o recorde mundial com o tempo de 9,69 segundos. Sua vitória e carisma marcaram uma nova era no atletismo e consolidaram Bolt como o homem mais rápido do mundo.

2. A Incrível Corrida de Michael Johnson nos 200m (1996)

Nos Jogos de Atlanta, em 1996, o americano Michael Johnson impressionou o mundo ao vencer os 200 metros com o tempo de 19,32 segundos, um recorde mundial. Seu estilo único e sua velocidade tornaram essa vitória um dos momentos mais memoráveis da história olímpica.

3. O Salto Incrível de Bob Beamon (1968)

Nos Jogos Olímpicos do México, em 1968, Bob Beamon quebrou o recorde mundial do salto em distância com um salto de 890 metros, uma marca que demorou 23 anos para ser superada. Seu salto histórico ainda é lembrado como um dos maiores feitos do atletismo.

4. A Maratona de Abebe Bikila (1960)

Abebe Bikila, da Etiópia, foi o primeiro africano a ganhar o ouro olímpico ao vencer a maratona em Roma, em 1960, correndo descalço. Sua vitória simbolizou a força e resistência dos atletas africanos e marcou a entrada da Etiópia no cenário do atletismo mundial.

5. O Salto com Vara de Sergey Bubka (1988)

Sergey Bubka, da União Soviética, é um dos maiores nomes do salto com vara. Nos Jogos de Seul, em 1988, ele ganhou o ouro olímpico e, ao longo de sua carreira, quebrou o recorde mundial inúmeras vezes, popularizando o salto com vara.

6. A Dominação de Carl Lewis (1984)

Nos Jogos de Los Angeles, em 1984, Carl Lewis conquistou quatro ouros no atletismo, igualando o feito de Jesse Owens. Ele venceu nos 100m, 200m, salto em distância e revezamento 4x100m, demonstrando uma versatilidade impressionante.

7. O Recorde Mundial de Florence Griffith-Joyner (1988)

Conhecida como Flo-Jo, Florence Griffith-Joyner quebrou o recorde mundial dos 100m e 200m nos Jogos de Seul, em 1988, marcas que permanecem imbatíveis. Seu estilo e velocidade a transformaram em uma lenda do atletismo feminino.

8. O Ouro de Eliud Kipchoge na Maratona (2021)

Eliud Kipchoge, do Quênia, é considerado um dos maiores maratonistas da história. Nos Jogos de Tóquio, em 2021, ele conquistou o ouro, solidificando seu legado no atletismo e inspirando atletas ao redor do mundo.

9. O Revezamento 4x100m do Brasil (2016)

Nos Jogos do Rio de Janeiro, o time brasileiro fez uma performance emocionante no revezamento 4x100m feminino, levando a medalha de prata e conquistando o coração dos torcedores com sua determinação e esforço em casa.

10. A Vitória de Jesse Owens em Berlim (1936)

Jesse Owens, dos EUA, venceu quatro ouros nas Olimpíadas de Berlim, desafiando o racismo e o regime nazista. Suas vitórias nos 100m, 200m, salto em distância e revezamento 4x100m são consideradas um dos maiores feitos da história olímpica.

Esses momentos icônicos do atletismo nos Jogos Olímpicos são testemunho da determinação e habilidade dos atletas, deixando um legado inspirador para futuras gerações.