O Refúgio do Coração: Deixando de lado as Coisas Abomináveis

Deixar de lado as coisas abomináveis que ocupam o lugar de Deus em nossos corações. Buscar as frutas do Espírito e experimentar a liberdade e a alegria que vêm de seguir a Deus.

O Refúgio do Coração: Deixando de lado as Coisas Abomináveis
Ambiente: uma praia serena ao anoitecer. Iluminação: luz suave e dourada do sol poente. Elementos: uma cruz de madeira na areia, rodeada por conchas e pedras. Atmosfera: paz e serenidade, com o som das ondas ao fundo. - (Imagem Gerada com AI)

"Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; não lançaram de si, cada um, as coisas abomináveis que encantavam os seus olhos, nem deixaram os ídolos de Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito."

Ezequiel 20:8-8

Pensamento

No livro de Ezequiel, capítulo 20, versículo 8, encontramos uma passagem que nos faz refletir sobre a nossa relação com Deus. 'Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; não lançaram de si, cada um, as coisas abomináveis que encantavam os seus olhos, nem deixaram os ídolos de Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito.' Aqui, Deus está expressando a sua tristeza e desaprovação por ter sido rejeitado pelo seu povo escolhido. Eles haviam se afastado dele e se voltado para ídolos e práticas abomináveis. A palavra 'abomináveis' é particularmente interessante aqui, pois indica algo que é repugnante e indigno de amor e adoração. Ao ler isso, podemos nos perguntar: o que são as coisas abomináveis que encantam os nossos olhos? O que são os ídolos que ocupam o lugar de Deus em nossos corações? Talvez sejam as distrações do mundo, como a tecnologia ou as redes sociais. Talvez sejam as obsessões e os vicios que nos consomem. Talvez sejam as expectativas e os padrões que nos impomos. Qualquer que seja o caso, é importante lembrar que essas coisas não são dignas do nosso amor e adoração. Deus deseja que nos voltemos para ele e que o adoremos com todo o nosso ser. Em Gálatas 5:19-21, Paulo lista as obras da carne, que incluem coisas como imoralidade, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, inimizade, contenda, ciúme, ira, disputas, facções, inveja, embriaguez e excessos. Essas são as coisas abomináveis que devemos lançar de si. Em vez disso, devemos buscar as frutas do Espírito, que incluem amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Ao fazer isso, podemos experimentar a liberdade e a alegria que vêm de seguir a Deus.

Oração

Senhor, ajuda-me a reconhecer as coisas abomináveis que ocupam o lugar de Deus em meu coração. Dá-me a força para lançar de si essas coisas e para buscar as frutas do Espírito. Quero adorar-te com todo o meu ser e experimentar a liberdade e a alegria que vêm de seguir-te. Em nome de Jesus, amém.

Jesus Cristo te conhece e estará sempre com você, você é amado!