Na Terra do Faraó: Quando a Mente nos Engana e a Fé nos Salva
A mente humana pode nos levar a desejar coisas que não são boas para nós. A fé é o que nos salva dessas mentiras. Devemos confiar em Deus e agradecer por aquilo que temos.
"Pois os filhos de Israel lhes disseram: Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão."
Êxodo 16:3
Pensamento
No livro de Êxodo, capítulo 16, versículo 3, encontramos um relato interessante sobre a jornada dos israelitas pelo deserto. Eles haviam sido libertados da escravidão no Egito e agora estavam enfrentando uma nova realidade. Sem a comida abundante do Egito, começaram a se sentir desesperados e ingratos. Eles expressaram seu descontentamento dizendo: 'Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito...'. É interessante notar como a mente humana pode nos levar a desejar coisas que não são boas para nós. No Egito, eles eram escravos, mas agora estavam livres. No entanto, a falta de comida e a incerteza do futuro os levaram a romantizar o passado. Isso nos faz pensar: quantas vezes não fazemos o mesmo? Quantas vezes não nos sentimos insatisfeitos com o que temos e começamos a desejar coisas que não são boas para nós? É importante lembrar que a fé é o que nos salva dessas mentiras. A fé é o que nos permite ver além das circunstâncias atuais e confiar em Deus. Em Romanos 8:28, Paulo nos diz que 'sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus'. Isso significa que, mesmo quando as coisas parecem ruins, Deus está trabalhando para nosso bem. Então, como podemos aplicar isso em nossas vidas? Em primeiro lugar, precisamos reconhecer quando a mente nos está enganando. Precisamos identificar os pensamentos negativos e substituí-los por verdades bíblicas. Em segundo lugar, precisamos confiar em Deus. Precisamos ter fé de que Ele está trabalhando para nosso bem, mesmo quando as coisas parecem ruins. E, em terceiro lugar, precisamos agradecer por aquilo que temos. Precisamos lembrar que Deus é nosso provedor e que Ele sempre nos dá o que é melhor para nós.
Oração
Querido Pai, ajuda-me a ver além das circunstâncias atuais e a confiar em Ti. Ajuda-me a reconhecer quando a mente me está enganando e a substituir os pensamentos negativos por verdades bíblicas. Ajuda-me a ter fé de que Tu estás trabalhando para meu bem, mesmo quando as coisas parecem ruins. E ajuda-me a agradecer por aquilo que tenho, lembrando-me que Tu és meu provedor e que sempre me dás o que é melhor para mim. Em nome de Jesus, amém.






