Devocional do dia: Renovação e Prosperidade

O livro de Ageu nos traz uma mensagem de esperança e restauração, lembrando-nos da importância de falar a verdade, não pensar no mal e confiar em Deus.

Devocional do dia: Renovação e Prosperidade
Uma cena espiritual de uma pessoa parada em um campo de trigo, com o sol brilhante descendo e uma brisa suave soprando, simbolizando esperança e restauração - (Imagem Gerada com AI)
Mas agora não serei para com o restante deste povo como nos primeiros dias, Porque haverá semente de prosperidade; a vide dará o seu fruto, e a terra dará o seu fruto, e a terra dará o seu produto, e os céus darão o seu orvalho; e farei que o restante deste povo possua tudo isto. E há de suceder, ó casa de Judá, e casa de Israel, que, assim como fostes um provérbio, um insulto entre as nações, assim farei que sejais uma bênção. Não temais, mas trabalhai com as vossas mãos, porque estou com vós, diz o Senhor dos Exércitos. Assim como pensei fazer-vos mal, quando os vossos pais me provocaram à ira, diz o Senhor dos Exércitos, e não me arrependi, assim tornei a pensar nestes dias fazer o bem a Jerusalém e à casa de Judá; não temais. Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; julgai com verdade e juízo de paz nas vossas portas. E não penseis no mal cada um contra o seu próximo em vosso coração, nem ameai o juramento falso, porque todas estas coisas odeio, diz o Senhor.

Neste trecho do livro de Ageu, capítulo 8, versículos 11-16, vemos a promessa de Deus de renovar e prosperar o povo de Israel. Depois de um período de julgamento e castigo, Deus promete restaurar a terra e fazer com que o povo prospere novamente.

Lições Práticas

1. A verdade é fundamental

A primeira lição que podemos aprender com este trecho é a importância de falar a verdade. Deus instrui o povo a falar a verdade cada um com o seu próximo, e a julgar com verdade e juízo de paz. Isso é fundamental para construir relacionamentos saudáveis e para viver em harmonia com os outros.

2. Não pense no mal

A segunda lição é a importância de não pensar no mal contra o nosso próximo. Deus odeia o juramento falso e todos os pensamentos maliciosos, e nos instrui a não amar essas coisas. Em vez disso, devemos buscar viver em paz e harmonia com os outros.

3. Deus está conosco

A terceira lição é a promessa de que Deus está conosco. Ele diz: "Não temais, porque estou com vós". Isso é uma grande fonte de conforto e segurança, e nos ajuda a enfrentar os desafios da vida com confiança e coragem.

Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!