E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, as portas, e o muro. Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e ordenei dois grandes coros. E após ele ia Hosaías, e a metade dos príncipes de Judá. E Azarias, Esdras e Mesulão, Judá, Benjamim, Semaías e Jeremias. E dos filhos dos sacerdotes, com trombetas: Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semaías, filho de Matanias, filho de Micaías, filho de Zacur, filho de Asaf. (Esdras, Capítulo 12, Versículos 30–35)
Neste trecho do livro de Esdras, vemos a importância da purificação e restauração no povo de Deus. Após o exílio, os israelitas retornaram a Jerusalém para reconstruir o Templo e restaurar a adoração a Deus. No entanto, antes de começarem a obra, eles precisavam se purificar e se preparar espiritualmente.
Purificação e Restauração
A purificação é um processo necessário para que possamos nos aproximar de Deus. Ela envolve a confissão dos pecados, a arrependimento e a busca por uma vida de santidade. Quando nos purificamos, estamos nos preparando para receber a presença de Deus em nossas vidas e para cumprir a Sua vontade.
Desafios Contemporâneos
Hoje em dia, enfrentamos muitos desafios que nos afastam de Deus. A pressão do mundo, as tentações e as distrações podem nos levar a esquecer a importância da purificação e restauração. No entanto, é fundamental que nos lembremos de que somos chamados a ser santos e a viver uma vida que honre a Deus.
Como podemos aplicar essa lição em nossas vidas? Primeiramente, precisamos reconhecer a necessidade de purificação e restauração em nossas vidas. Devemos buscar a presença de Deus e pedir Sua ajuda para nos purificar e nos restaurar.
Em seguida, devemos nos esforçar para viver uma vida de santidade, buscando agradar a Deus em tudo o que fazemos.
Finalmente, devemos nos lembrar de que a purificação e restauração são processos contínuos e que precisamos buscar a ajuda de Deus todos os dias. Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!