Devocional do dia: Compreendendo a Misericórdia de Jesus

A misericórdia de Jesus é um exemplo para nós, mostrando que devemos amar e acolher os outros, independentemente de suas falhas e pecados.

Devocional do dia: Compreendendo a Misericórdia de Jesus
Uma cena de Jesus sentado à mesa com publicanos e pecadores, enquanto os escribas e fariseus observam com desaprovação - (Imagem Gerada com AI)
E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disse Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas os que estão doentes. Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam; e foram e disseram-lhe: E Jesus disse-lhes: Podem porventura os filhos das bodas jejuar enquanto estiver com eles o esposo? Mas dias virão em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão naqueles dias. (Mateus, Capítulo 2, Versículos 15–20)

Neste trecho bíblico, Jesus nos ensina uma lição profunda sobre a misericórdia e a compreensão. Ele estava sentado à mesa com publicanos e pecadores, grupo este que era marginalizado pela sociedade da época. Os escribas e fariseus, que representavam a autoridade religiosa, questionaram Jesus sobre o fato de Ele compartilhar refeições com pessoas consideradas impuras.

A Misericórdia de Jesus

Jesus respondeu com sabedoria, dizendo que não são os sãos que necessitam de médico, mas sim os doentes. Ele estava se referindo ao fato de que as pessoas que se consideram justas e perfeitas não necessitam de salvação, enquanto aquelas que reconhecem suas falhas e pecados é que precisam de ajuda e redenção.

Um Chamado à Reflexão

Essa lição é um chamado à reflexão para nós, hoje. Quantas vezes julgamos os outros com base em nossos próprios padrões e expectativas? Quantas vezes nos esquecemos de que todos nós somos pecadores e que precisamos da misericórdia de Deus?

A misericórdia de Jesus é um exemplo para nós. Ele não veio para condenar, mas para salvar. Ele não veio para julgar, mas para amar. E é isso que Ele espera de nós: que sejamos capazes de amar e acolher os outros, independentemente de suas falhas e pecados.

Sejamos como Jesus, misericordiosos e compreensivos. Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!