Devocional do dia: A Sedução do Poder e a Perda da Consciência

A sedução do poder e a perda da consciência podem levar as pessoas a cometer atos terríveis, como vemos no exemplo de Herodes e João Batista. Devemos nos esforçar para manter a nossa consciência e fazer escolhas que sejam justas e retas.

Devocional do dia: A Sedução do Poder e a Perda da Consciência
Uma cena de um rei sentado em um trono, cercado por pessoas, com uma mulher dançando no centro, e um homem parado ao fundo, olhando preocupado - (Imagem Gerada com AI)
Mateus 6:20-25: "Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o, chegando uma ocasião favorável em que Herodes, no dia dos seus anos, deu uma festa, e a filha da mesma Herodias entrou, e dançou, e agradou a Herodes e aos que com ele estavam; e jurou-lhe, dizendo: Tudo o que me pedires te darei, até metade do meu reino. E, saindo ela, perguntou a sua mãe: Que pedirei? E ela disse: A cabeça de João Batista. E, entrando logo, apressadamente, pediu ao rei, dizendo: Quero que imediatamente me seja trazida a cabeça de João Batista em um prato."

Neste trecho, vemos como a sedução do poder e a busca por prazer podem levar as pessoas a cometer atos terríveis. Herodes, que inicialmente temia João por saber que era um homem justo e santo, acaba cedendo à pressão de sua esposa e filha, que o levam a ordenar a morte de João. Isso nos faz refletir sobre como as nossas escolhas e ações podem ter consequências graves e irreversíveis.

A Sedução do Poder

O poder e a riqueza podem ser grandes sedutores, levando as pessoas a fazer coisas que normalmente não fariam. Herodes, que era um governante poderoso, se deixou levar pela sua própria vaidade e pelo desejo de agradar aos outros, mesmo que isso significasse cometer um ato terrível.

A Perda da Consciência

Quando nos deixamos levar pela sedução do poder e do prazer, podemos perder a noção do que é certo e errado. Herodes, que inicialmente sabia que João era um homem justo e santo, acaba esquecendo isso e ordena a sua morte. Isso nos faz questionar sobre como podemos manter a nossa consciência e fazer escolhas que sejam justas e retas.

Reflexão: Como podemos evitar a sedução do poder e manter a nossa consciência? Como podemos fazer escolhas que sejam justas e retas, mesmo quando isso for difícil?

Jesus nos ensina que devemos buscar a justiça e a retidão, e não o poder e a riqueza. Devemos nos esforçar para manter a nossa consciência e fazer escolhas que sejam coerentes com os valores do Reino de Deus.

Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!