Devocional do dia: A sabedoria de Melquisedeque
A importância da autoridade espiritual e a mudança que ocorre quando Deus intervém em nossas vidas
Hebreus, capítulo 7, versículos 10–15: "Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levanta". Estes versículos nos levam a refletir sobre a importância da autoridade espiritual e a mudança que ocorre quando Deus intervém em nossas vidas.
O contexto histórico
Para entender o contexto destes versículos, precisamos voltar no tempo e analisar a figura de Melquisedeque, um sacerdote que viveu antes da lei mosaicá. Ele é mencionado em Gênesis 14 como um sacerdote do Deus Altíssimo que abençoou Abraão após uma vitória militar.
A lição de Melquisedeque
Melquisedeque é um exemplo de como Deus pode escolher pessoas fora do contexto esperado para realizar Seus propósitos. Ele não era da tribo de Levi, que mais tarde se tornou a tribo sacerdotal em Israel, mas ainda assim foi escolhido por Deus para desempenhar um papel importante.
Em Hebreus 7, o autor destaca que Jesus Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, não segundo a ordem de Levi. Isso significa que a autoridade espiritual de Jesus não vem de uma linhagem humana, mas de uma ordem divina.
Lições práticas para hoje
1. A autoridade espiritual vem de Deus, não de nossa linhagem ou posição humana. Devemos buscar a aprovação e a direção de Deus em nossas vidas, em vez de confiar apenas em nossas próprias forças ou origens.
2. A mudança é necessária para o crescimento espiritual. Assim como a mudança do sacerdócio de Levi para a ordem de Melquisedeque foi necessária para a vinda de Jesus, também precisamos estar abertos às mudanças que Deus traz em nossas vidas para nos ajudar a crescer espiritualmente.
3. Devemos procurar a semelhança de Melquisedeque em nossas vidas, ou seja, procurar ser obedientes à vontade de Deus e viver de maneira que nos tornemos semelhantes a Jesus, o nosso modelo de vida.
Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!






