Lamentações de Jeremias, Capítulo 20, Versículos 28–33: "Porque, havendo-os eu introduzido na terra sobre a qual eu levantara a minha mão, e disse: Que alto é este, aonde vós ides? E seu nome tem sido Bamá desde aquele dia. Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Contaminai-vos a vós mesmos com os vossos ídolos, e oferecei os vossos dons, e fazei passar os vossos filhos pelo fogo, conforme a vossa abominação. E o que veio à vossa mente de modo algum sucederá, quando dizeis: Seremos como as nações, como as famílias dos outros países, servindo à madeira e ao pedra. Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que com mão forte, e com braço estendido, e com ira derramada, hei de reinar sobre vós"
Neste trecho, vemos a profunda tristeza e desapontamento de Deus com o povo de Israel, que, apesar de todas as bênçãos e provisões, insistia em se desviar do caminho reto e adorar ídolos. A promessa de que o que veio à mente deles não sucederá é um lembrete de que as consequências de nossas ações são reais e que a desobediência tem um preço.
A Fidelidade de Deus
É importante notar que, mesmo diante da desobediência do povo, a
fidelidade de Deus permanece inabalável. Ele não muda, e Sua palavra é firme.
Aliança e Compromisso
A aliança que Deus fez com o povo de Israel é um exemplo da Sua
fidelidade. Ele os amou, os escolheu e os protegeu, mesmo quando eles se rebelaram contra Ele.
Esse amor incondicional é o que nos motiva a buscar a obediência e a viver de acordo com os princípios bíblicos.
Devemos lembrar que a desobediência traz consequências, mas a obediência traz bênçãos.
Consequências da Desobediência
A
passagem fala sobre a prática abominável de fazer passar os filhos pelo fogo, um ato que era comum entre os povos pagãos. Isso nos lembra de que a desobediência pode levar a práticas que são contrárias à vontade de Deus e que podem trazer danos irreparáveis.
Buscando a Obediência
Diante disso, é fundamental que busquemos a obediência a Deus, não por medo das consequências, mas por amor e gratidão pelo que Ele fez por nós.
A obediência é um ato de amor e confiança em Deus, reconhecendo que Ele sabe o que é melhor para nós.
Devemos buscar a Sua presença e orientação em nossas vidas, para que possamos viver de acordo com a Sua vontade. Jesus te ama e deu a vida por você, você é amado!